sexta-feira, 2 de junho de 2017

MOMENTOS ESPECIAIS DO MÊS DE MAIO!

O mês de maio foi bastante movimentado na Escola. Tivemos a Festa da Família, as bancas de qualificação para a Feira de Ciências e a abertura das Olimpíadas Estudantis do município de Campo Bom. Confira os principais destaques:


BANCAS DA FEIRA DE CIÊNCIAS

Maio foi um mês de muito aprendizado através da pesquisa. Empenhados em elaborar seus projetos científicos, as turmas se organizaram para produzir conhecimento utilizando várias técnicas. E para qualificar seus trabalhos, os estudantes apresentaram as pesquisas de suas turmas para um grupo de avaliadores, que orientou sobre os instrumentos da pesquisa, ideias para o prosseguimento e dicas importantes para desenvolverem seus  projetos.
As bancas contaram com as participação de representantes dos professores Mateus, Mogar e Bianca do CEMEA Nestor Weiler e da professora Ângela da SMEC.





























SCRATCH DAY

A Escola também participou do "Scratch Day" através das atividades da professora Cleusa Reuter. Segundo o site oficial o Scratch Day é uma rede global de eventos nos quais as pessoas se reúnem para celebrar o Scratch, a plataforma de programação gratuita. Os eventos do Scratch Day reúnem jovens da comunidade Scratch para que eles compartilhem projetos e aprendam uns com os outros. O projeto desenvolvido pela professora Cleusa tem o foco na produção de jogos de matemática e no dia 17/05 vários estudantes da Escola puderam conhecer um pouco dos jogos desenvolvidos pela equipe da professora.








ABERTURA DA OLIMPÍADA

No dia 30 de maio ocorreu a abertura oficial da Olimpíada Estudantil de Campo Bom. E é claro que a EMEF Rui Barbosa esteve presente para prestigiar o evento!






EDUCAÇÃO FISCAL

Ao longo do mês de maio as turmas de 6º ao 9º ano desenvolveram atividades sobre Educação Fiscal. Trabalharam a questão financeira (impostos) e cultural de nossa sociedade.




A professora Suelén Guterres trabalhou o poema "Autorretrato" de Mário Quintana com o intuito de ressaltar a importância de conhecer primeiro a si mesmo:





Além destes trabalhos, foram feitas atividades envolvendo o cálculo de impostos em produtos do nosso dia-a-dia e mercadorias do interesse dos jovens da Escola.

DIVERSIDADE

Outro projeto desenvolvido na Escola é o da Diversidade, com o objetivo de refletir sobre os diferentes modos de ser e viver.
A professora Camila Vargas Sager usou a dinâmica do "Mistério da caixa vermelha", onde dentro dela havia um espelho e acima os dizeres "Veja só como você é especial". A atividade buscou chamar a atenção sobre a identidade de cada um, ressaltando a importância de se aceitar do jeito que é.










A professora Suzana Herrmann nas aulas de Geografia discutiu com as turmas sobre os diversos estereótipos: de gênero, de etnia, religioso, cultural, etc.  O que ficou foi a mensagem de que precisamos, acima de tudo, respeitar as pessoas do jeito que são. Respeitar significa ter empatia pelo outro, se colocar no lugar dessa pessoa. Também ficou marcada a ideia de que precisamos aprender sobre o outro antes de poder fazer qualquer afirmação.






FÓSSEIS

Outra atividade bacana que aconteceu na Escola foi a desenvolvida pela professora Janine Demenighi que trouxe réplicas de fósseis para ilustrar as aulas de Ciências:





DIA DO DESAFIO!

Como de costume, no dia 31/05 ocorreu o dia do desafio. Segundo a Prefeitura Municipal de Campo Bom o "Dia do Desafio" é uma competição amigável entre cidades para ver qual mobiliza mais pessoas para a prática de atividades físicas, a campanha visa incentivar a pratica regular de exercícios. O evento criado nos anos 80 é coordenado pelo SESC e cerca de 3 mil cidades de mais de 20 países estão inscritas. 
E a EMEF Rui Barbosa participou do desafio chamando seus estudantes para uma partida do jogo "Queimada". Além do exercício físico, a atividade contou com muita diversão!