segunda-feira, 19 de junho de 2017

INFORMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA!

REALIZAÇÃO DE UM SONHO
É com imensa alegria que anunciamos mais uma etapa em que a EMEF Rui Barbosa  se torna pioneira e trilha ainda mais o caminho para a excelência. Iniciamos 2017 com a ideia de buscar novos caminhos para melhorar ainda mais os espaços da Escola. E esse sonho se tornou realidade com o início do trabalho de informatização do acervo da Biblioteca Mário Quintana, localizada aqui na Escola.

MODERNIZAÇÃO NO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES
O projeto consiste na informatização das funções da biblioteca: todo o acervo será colocado em uma base de dados com informações sobre cada exemplar da Biblioteca. Cada estudante e professor terá um cadastro informatizado e poderá, através da internet (smartphones, tablet's, computadores, etc.) obter informações sobre os exemplares disponíveis, datas de devolução, fazer a reserva de materiais e ser informado por email quando um exemplar estiver disponível.
Vale ressaltar que um projeto de informatização desse tipo é algo raro em escolas públicas de nível fundamental, o que mostra o pioneirismo da EMEF Rui Barbosa nesse assunto.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
A Biblioteca da Escola está rodando o software Biblivre 5, elaborado pela Biblioteca Nacional, e utilizado por mais de 3 mil bibliotecas de diversos países. O programa é de distribuição gratuita e atende todas as necessidades de uma biblioteca seja ela escolar, universitária ou pública.
Outra conquista da Escola foi de não utilizar nenhum recurso extra para a realização do projeto. Como servidor foi utilizado um computador do Laboratório de Informática Educativa, adaptado para rodar o sistema operacional livre Xubuntu 16.04, um sistema leve e também de distribuição gratuita.
Assim que o processo de catalogação do acervo estiver concluído, o sistema será aberto para a internet utilizando a conexão já utilizada na Escola. Portanto, será realizado um projeto de grande importância com o gasto mínimo de recursos públicos.

CURIOSOS?
A fase de catalogação dos livros ainda está no começo e sem previsão para o sistema estar em pleno funcionamento. Mas, para saciar um pouco da curiosidade, segue abaixo uma imagem da página inicial do projeto da Biblioteca Mário Quintana da EMEF Rui Barbosa: