quarta-feira, 3 de outubro de 2018

PALAVRA DO PRESIDENTE


PALAVRA DO PRESIDENTE- 3ª EDIÇÃO          

 “A Escola que queremos, nós ajudamos a fazer”
                      
Frequência Escolar
O número de faltas na escola está muito elevado este ano, por isso o tema de hoje é assiduidade: qualidade daquele que se faz presente constantemente em determinado lugar, que não falta às suas obrigações.
Ao faltar, a criança ou adolescente, perde a sequência lógica em que as matérias são ensinadas, priva-se do convívio com a turma, perturba o andamento natural da próxima aula em que for, visto que precisará recuperar o que perdeu quando faltou e, se perder justamente o dia em que um novo conteúdo é apresentado, a dificuldade em acompanhar os colegas depois é maior ainda. Por estes e diversos outros motivos, deve-se fazer de tudo para faltar apenas quando é estritamente necessário. Também é preferível ir mais tarde, ou sair mais cedo da escola quando o motivo da falta permitir para, desta forma, não perder todo o período, apenas aquelas aulas que não tiver outro jeito.
A questão de faltar ou não em algumas aulas, não sendo absolutamente necessário, refletirá fortemente na vida adulta do aluno. Trata-se do desenvolvimento de senso de responsabilidade: o jovem que não era assíduo às aulas, provavelmente não o será ao trabalho e aos diversos compromissos de adulto. Neste momento futuro, sabemos que os prejuízos da falta de assiduidade serão bem maiores que nos tempos de escola. Cabe aos pais hoje trabalhar para que o número de faltas seja mínimo, também como forma de forjar no caráter dos filhos esta responsabilidade, que os acompanhará por toda a vida.
Por fim, ao faltar, não havendo um motivo absolutamente forte para isto, se porventura em outro momento seu filho não puder mesmo ir à escola, já terá acumulado ausências desnecessárias. Este tema é tratado não apenas aqui neste texto, mas em outros locais e oportunidades, porque a escola se preocupa muito com seus alunos e quer o melhor para eles, não apenas agora, mas pelo resto de suas vidas. Fazendo tudo o que estiver ao alcance para ajudá-los a construir as bases que os acompanharão para sempre.
A frequência constante nas aulas é um direito dos alunos assegurado pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), portanto uma obrigação dos pais promover. Um número muito elevado de faltas de um determinado aluno, enseja inclusive um comunicado ao Conselho Tutelar, para acompanhar a questão. Então? Vamos dar mais este passo em direção à escola que queremos, diminuindo muito as faltas? Cada um fazendo a sua parte, com os seus filhos? Como explicado acima, todos só temos a ganhar.


POSTSCRIPTUM: Este é meu terceiro texto para vocês, pediram que me apresentasse, já que ainda não o fiz. Segue: chamo-me Leandro Gabriel Knob, faço 38 anos neste mês de outubro. Sou micro empresário do ramo de locações para a construção civil. Sou pai da Ana Sofia, 8 anos, do terceiro ano e do Pedro José, 6 anos, do primeiro ano, ambos ai do Rui e tenho ainda o Otávio José com 1 ano e 2 meses. Casado há 11 anos com a Ana Cristina. Participar de Associações de Pais e Mestres é herança que trago da minha mãe, através de quem frequento estes lugares desde criança. Sempre participo das APMs das escolas dos meus filhos, para fiscalizar de perto como está a educação deles e para estar à disposição e fazer a minha parte, afinal a parceria de sucesso é família e escola JUNTOS. Qualquer questão em que eu possa ajudar, é só me procurar. Abraço a todos.


Leandro Gabriel Knob, Presidente da Associação de Pais e Mestres da EMEF Rui Barbosa