PALAVRA DO PRESIDENTE- 3ª EDIÇÃO
“A
Escola que queremos, nós ajudamos a fazer”
Frequência Escolar
O número de faltas na escola está muito
elevado este ano, por isso o tema de hoje é assiduidade: qualidade daquele que
se faz presente constantemente em determinado lugar, que não falta às suas
obrigações.
Ao faltar, a criança ou adolescente, perde
a sequência lógica em que as matérias são ensinadas, priva-se do convívio com a
turma, perturba o andamento natural da próxima aula em que for, visto que
precisará recuperar o que perdeu quando faltou e, se perder justamente o dia em
que um novo conteúdo é apresentado, a dificuldade em acompanhar os colegas
depois é maior ainda. Por estes e diversos outros motivos, deve-se fazer de
tudo para faltar apenas quando é estritamente necessário. Também é preferível
ir mais tarde, ou sair mais cedo da escola quando o motivo da falta permitir
para, desta forma, não perder todo o período, apenas aquelas aulas que não
tiver outro jeito.
A questão de faltar ou não em algumas
aulas, não sendo absolutamente necessário, refletirá fortemente na vida adulta
do aluno. Trata-se do desenvolvimento de senso de responsabilidade: o jovem que
não era assíduo às aulas, provavelmente não o será ao trabalho e aos diversos
compromissos de adulto. Neste momento futuro, sabemos que os prejuízos da falta
de assiduidade serão bem maiores que nos tempos de escola. Cabe aos pais hoje
trabalhar para que o número de faltas seja mínimo, também como forma de forjar
no caráter dos filhos esta responsabilidade, que os acompanhará por toda a
vida.
Por fim, ao faltar, não havendo um motivo
absolutamente forte para isto, se porventura em outro momento seu filho não
puder mesmo ir à escola, já terá acumulado ausências desnecessárias. Este tema
é tratado não apenas aqui neste texto, mas em outros locais e oportunidades,
porque a escola se preocupa muito com seus alunos e quer o melhor para eles,
não apenas agora, mas pelo resto de suas vidas. Fazendo tudo o que estiver ao
alcance para ajudá-los a construir as bases que os acompanharão para sempre.
A frequência constante nas aulas é um
direito dos alunos assegurado pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente),
portanto uma obrigação dos pais promover. Um número muito elevado de faltas de
um determinado aluno, enseja inclusive um comunicado ao Conselho Tutelar, para
acompanhar a questão. Então? Vamos dar mais este passo em direção à escola que
queremos, diminuindo muito as faltas? Cada um fazendo a sua parte, com os seus
filhos? Como explicado acima, todos só temos a ganhar.
POSTSCRIPTUM: Este é meu terceiro texto para vocês, pediram que me apresentasse, já que ainda não o fiz. Segue: chamo-me Leandro Gabriel Knob, faço 38 anos neste mês de outubro. Sou micro empresário do ramo de locações para a construção civil. Sou pai da Ana Sofia, 8 anos, do terceiro ano e do Pedro José, 6 anos, do primeiro ano, ambos ai do Rui e tenho ainda o Otávio José com 1 ano e 2 meses. Casado há 11 anos com a Ana Cristina. Participar de Associações de Pais e Mestres é herança que trago da minha mãe, através de quem frequento estes lugares desde criança. Sempre participo das APMs das escolas dos meus filhos, para fiscalizar de perto como está a educação deles e para estar à disposição e fazer a minha parte, afinal a parceria de sucesso é família e escola JUNTOS. Qualquer questão em que eu possa ajudar, é só me procurar. Abraço a todos.
Leandro Gabriel Knob, Presidente da Associação de Pais e Mestres da EMEF Rui Barbosa