terça-feira, 1 de julho de 2014

PROJETO: LI E GOSTEI

Sabe aquele livro que você leu e gostou muito! Ou aquele que você esperava bem mais emoção e nem foi tanto assim...


Pois é, agora você tem um novo espaço para compartilhar a sua opinião sobre o que você lê: livro, revista ou reportagem, indicando-os aos demais. Essas dicas de leitura estarão disponíveis no “Li e Gostei” que será divulgado nas páginas sociais da escola e no mural do pátio interno da escola. A ação faz parte do projeto “15 minutos de Leitura”que já acontece na escola há mais de 5 anos. 


Profª Liege e Teresinha fazendo abertura oficial do projeto


Abaixo seguem as dicas de leitura:

Título: A vida que ninguém vê
Autor: Eliane Brum
Sinopse: Este livro é um livro de reportagens em Porto Alegre. Fala de vidas de pessoas que ninguém vê. A história que mais gostei foi Adail quer voar. Ela fala de um homem que vive no aeroporto levando malas e nunca voou e no final do livro tem a continuação desta história quando Adail voou.
Onde encontrar a obra? Biblioteca da EMEF Rui Barbosa.
Leitor: Alice Lorenz


Título: Dom Quixote
Autor: Miguel de Cervantes
Sinopse: Romance que narra as aventuras e desventuras do nobre cavaleiro e seu fiel escudeiro Sancho Pança. Fica a dúvida depois da leitura se Dom Quixote era um louco desastrado que, viciado em romances de cavalaria, confunde moinhos de vento com gigantes a quem não hesita enfrentar ou seria um idealista crente que o sonho vale a pena.
Onde encontrar a obra? Biblioteca da EMEF Rui Barbosa.
Leitor: Suzana Augustin Herrmann


Título: A culpa é das estrelas

Autor: John Green
Sinopse: Hezel é um paciente terminal, ainda que, por um milagre da medicina seu tumor tenha encolhido bastante, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Como todo bom enredo, há uma reviravolta e a de Hezel se chama Augustus Walters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Onde encontrar a obra? Com a leitora
Leitor: Patrícia Roth


Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antonie de Saint-Exupéry
Sinopse: Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez de narrador da história que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do deserto de Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade.     O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, cujo narrador pensava ser um asteroide B612, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa. Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças! 
Onde encontrar a obra? Biblioteca da EMEF Rui Barbosa.
Leitor: Rafael Fernando de Oliveira


Título: Homero
Autor: Leia Cassol e Vitor Siegle
Sinopse: É a história de um cãozinho que queria uma flor. Não queria cravo nem rosa. Ele queria a mais bela e cheirosa flor para ser o seu verdadeiro amor.          Um dia foi dormir e teve um sonho bagunçado, sonhou que era um soldado.
Onde encontrar a obra? Biblioteca da EMEF Rui Barbosa.

Leitor: Bernardo Brum Lorenzato


Título: Percy Jackson e os Olimpianos – O mar de monstros

Autor: Rick Riordan
Sinopse: O livro conta sobre o acampamento onde Percy Jackson estava. O acampamento foi atacado e o escudo invisível de proteção foi quebrado e Percy e seus amigos foram atrás de um pano que reconstrói tudo que foi quebrado. No caminho enfrentam muitos monstros passando pelo “mar de monstros”.
Onde encontrar a obra? Pode ser encontrada nas livrarias.
Leitor: Felipe Blauth




Título: A Ciência do Futebol
Autor: Projeto Ler
Sinopse: Recomendo a leitura do fascículo “A Ciência do Futebol”. Ele traz um diversificado repertório de textos sobre o Futebol. Ao contrário do que eu pensava o futebol feminino iniciou em 1875. Vale a pena conferir esta trajetória de luta das mulheres por este esporte predominantemente masculino.
Onde encontrar a obra? Entre os alunos e na biblioteca da escola.
Leitor: Lizandra P. Gottlieb




Título: O Menino do Dedo Verde
Autor: Maurice Druon
Sinopse: Conta a estória de um menino que morava com seus pais na cidade de Mirapólvora. Seu nome era Tistu. Ele não era bom na escola, sempre dormia. Então seu pai resolveu que iria aprender com a vida. Sua primeira lição foi plantar flor e então descobriram que tudo que ele tocava florescia. Era chamado de menino do dedo verde e mais tarde chegaram a conclusão de que ele era um anjo.
Onde encontrar a obra? Biblioteca da EMEF Rui Barbosa.
Leitor: Maria Cristina Dresch


Título: O diário de Anne Frank

Autor: Otto h. Frank e Mirjam Pressler
Sinopse: Anne Frank é uma garota que sofreu os horrores de uma guerra. Ela e sua família ficam convivendo no anexo secreto e apenas seis pessoas sabiam de sua localização. Mais tarde Anne Frank morre com quinze anos em um campo de concentração, Bergen-Belsem, por motivo de uma doença chamada tifo.
Onde encontrar a obra? Pode ser encontrada na biblioteca da escola.
Leitor: Tiane Carol da Rosa dos Santos