O QUE EU FIZ QUE CONTRIBUIU PARA OS 20 PONTOS DO MEU (MINHA) FILHO (A)?
Nossa escola já há um bom tempo trabalha com uma forma de avaliação diferenciada. O aluno inicia o trimestre com 20 pontos, e conforme suas atitudes e empenho ele pode manter ou perder os pontos. Os outros 80 pontos dizem respeito ao seu desempenho em relação aos conteúdos trabalhados em aula (participação em atividades, provas, trabalhos, caderno completo, entrega de bilhetes, biblioteca, informática, entre outros).
Neste trimestre resolvemos descobrir de que forma os pais colaboram para que seus filhos tivessem sucesso na escola e mantivessem os 20 pontos. E eles mandaram seus depoimentos. Confira e siga as dicas dos pais e quem sabe no próximo trimestre seu filho também vai estar entre os alunos "destaque 20 pontos":
Tudo
o que faço é ensinar a ter respeito e educação e que ela está na
escola para aprender. Olhamos os cadernos todos os dias, estou sempre
atenta a tudo o que acontece.
Isabella
F. Barbosa – 1º ano 11
Nós
a ajudamos a lembrar se tem bilhete para assinar e se tem tema.
Geovana
Moura Cezar – 1º ano 11
O
mérito é todo da minha filha, pois só o que eu faço é olhar
todos os dias o caderno dela e assinar os bilhetes sempre em dia, ela
que gosta de estudar e pede para brincar de soletrar, somar, isso
parte dela.
Júlia
Reis Smaniotto – 1º ano 11
Eu
contribui colocando compromisso de chegar em casa e mostrar os
cadernos para mim.
Giovana
Fabiana Alves – 1º ano 11
Para
contribuir, tentei mandar sempre em dia os bilhetes assinados,
incentivei e participei sempre dos temas que deveriam ser realizados
e materiais que foram solicitados sempre mandei dentro do prazo. Além
do incentivo que dou diante dos estudos e em relação com os colegas
para se socializar com todos.
Nathalia
Gabrieli Gomes - 1º ano 12
Pedi
para não conversar em sala de aula com seus colegas, respeitar os
professores, colegas, funcionários e a Escola e também para estar
sempre presente nas aulas e vir todos os dias de uniforme e fazer os
temas pedidos.
Gabriela
Rosa Weide - 1º ano 12
Sempre
a mando de uniforme, ajudo nas tarefas, sempre colaborei com doações
e alimentos que a escola pede, pago em dia a mensalidade todo mês,
assino todos os bilhetes e leio com atenção.
Giseli
Fures Rosa - 1º ano 12
Respeito
aos horários, auxílios nos temas de casa incentivam a frequência
nas aulas, organização de materiais para que os mesmos não faltem.
Respeito pelos colegas e professores, disciplina, auxílio em
atividades pedagógicas em casa como jogos didáticos.
Arthur
Gonsales Schimitez -1º ano 12
Verificando
diariamente a agenda e o caderno, auxiliando nos temas quando
necessário, enviando sempre os materiais solicitados, elogiando
quando faz as coisas certas e corrigindo/orientando quando não estão
de acordo, incentivo diariamente para que faça as coisas com
responsabilidade, capricho, dedicação e que cumpra as orientações
dos professores.
Ezequiel
Kuhn Bach -1º ano 12
Olhei
na mochila todos os dias, assinamos os bilhetes, mandamos todos os
dias com o uniforme, auxiliamos nos temas e demos muito amor e
carinho.
Edivan
Meyer– 1º ano 12
Eu
como mãe tomo o cuidado para ela sempre ir de uniforme da escola,
não chegar atrasada, ajudar a fazer as tarefas de casa. Olhamos os
cadernos todos os dias e procuro mandar o que é pedido. Conversamos
sobre o que ela vai fazer na escola, escutar e aprender e não pra
brincar, e que se tem tempo e hora para cada coisa.
Diandra
Pereira d Mello – 1º ano 12
Sempre
procuramos mostrar para a Luana seus direitos e deveres de forma
clara, com muita paciência e principalmente com muito amor e
carinho. Ensinamos a ela principalmente o amor ao próximo. O que faz
com que ela evolua a cada dia.
Luana
Hoerlle da Silva – 1º ano 12
Procuramos
sempre levar o Erick no horário, cuidando sempre do uniforme, não
levando merendas erradas, cuidando as vestes no dia de Educação
Física, revisando bilhetes e temas. Em relação aos bilhetes sempre
orientamos o Érick de que ele é responsável em nos avisar assim
como os temas para que ele tenha uma responsabilidade, mas claro
sempre olhamos.
Erick
Apollo Moreira – 1º ano 12
Teve
esforço com as atividades da escola.
Luiza
Gobbi – 1º ano 12
Ajudei-a
nas atividades, instrui para ser uma boa aluna, onde obedeceria a sua
professora. Arrumei-a todos os dias com a camiseta da escola, pedi
que melhorasse naquilo onde estava sua dificuldade, dentro da sala de
aula.
Sarah
Palharini Meira – 1º ano 12
Conversando
com ele pra respeitar professores e funcionários, assinando bilhetes
e devolvendo na data certa, mandando sempre de uniforme e usando
roupa adequada para as aulas de Educação Física.
Taylor
Ryan de O. da Silveira– 1º ano 12
Cuidei
para sempre estar com o uniforme limpo para ela usar. Sempre solicito
o caderno de bilhetes para assinar e estar ciente do que acontece na
escola. Tento manter as mensalidades em dia. Ajudo nos temas e sempre
estou conversando sobre a educação e o respeito que tem que ter com
colegas e professores.
Gustavo
Corrêa Wecker – 2º ano 21
Sempre
estou atenta em seus estudos, assino todos os bilhetes, colaboro com
todos os eventos da escola, sempre estou atenta a entrega de seus
livros, ajudo quando necessário nos temas, em alguma dúvida dele. E
o principal de todos, nunca ser teimoso com a professora e ser sempre
amigo de todos seus colegas.
Leonardo
Henrique Ferreira – 2º ano 21
É
um dever e uma obrigação dos pais participarem da vida escolar dos
filhos, seja participando dos projetos, incentivando e claro sempre
presente para as tarefas de tema de casa, onde integra pais e filhos
e juntos pesquisam para resolver determinado assunto, tento fazer
assim com a minha filha desde a pré-escola e venho tendo um
resultado muito positivo quanto a evolução dela perante os estudos.
Maria
Luiza M. Biscaglia – 2º ano 21
Eu
incentivo ao estudo em casa, procuro sempre ver se tem bilhete para
assinar, fazer com que cumpra as normas da escola, respeitando
professora e colegas.
Luana
Dandara F. da Silveira – 2º ano 21
A
contribuição dos pais para as crianças do Ensino Fundamental é
extremamente importante para o desenvolvimento na aprendizagem, por
este fato procuramos orientar a Isadora sempre a ser responsável,
ensinando-a respeitar as regras e todas as pessoas, tendo
comprometimento e capricho com os deveres de casa. Incentivando-a
também a praticar a leitura e a escrita em casa.
Isadora
Weber Machado – 2º ano 21
A
gente a ajuda nas tarefas, incentivando a usar o uniforme, não
chegar atrasada e respeitar colegas e a professora.
Julia
Cristina Altenhofen – 2º ano 21
Eu
ensino a respeitar os professores, colegas e funcionários da escola,
ajudo a realizar as atividades propostas pela professora e o
aconselho a entregar todas as tarefas e bilhetes da escola.
Alexandre
Frohlich – 2º ano 21
Usar
uniforme todos os dias, fazer os temas, obedecer às regras da
escola, respeitar os professores e colegas, respeitar os mais velhos
e ser um bom aluno.
Eduardo
Stülp – 2º ano 21
Eu
e a avó dela ajudamos a ler a tentar juntar as palavrinhas, quando
ela está em casa está sempre com uma revista, um livrinho, ela
também tem um quadro de giz e está sempre escrevendo, ela tem e
sente muita vontade de aprender. Sempre que tem tema ou bilhete na
agenda quando chego em casa ela me mostra ou pede para ajudá-la.
Obrigada professora Mª Beatriz por contribuir com isso.
Benda
V. Leite Viana - 2º ano 22
Com
conversa, com mais ajuda nas lições de casa e estipulando horários
para estudo.
Nathalia
Teixeira Maciel -2º ano 22
Estamos
sempre tentando dar uma boa educação pra ele, dando disciplina e
limites. Auxiliamos nos temas e atividades, incentivamos na hora do
estudo e leitura. Procuramos saber tudo o que acontece no dia a dia
na escola, olhando os cadernos e dialogando muito. Além é claro de
dar muito amor e carinho.
Thomas
G. Albino - 2º ano 22
Lembro-o
do tema, assino os bilhetes e incentivo a fazer os trabalhos.
Otavio
Adriano Boff – 2º ano 22
Incentivando-a
estudar, a manter seus materiais escolar sempre em ordem, uniforme
completo todos os dias, sempre revisando o caderno da escola e dos
bilhetes. Respeitar os professores e os colegas, inclusive ajudando a
quem precisa de ajuda, ser educada, gentil, compreensiva com todos
sempre respeitando o horário de entrada.
Juliana
Nunes Mohnschmidt – 2º ano 22
Sempre
pergunto se tem tema de casa, se veio bilhete e oriento a ser
organizado na sala, manter boa convivência com os colegas e
respeitar sempre os professores.
Gustavo
de Paula de Souza – 2º ano 22
Nós
os pais da Maria Eduarda incentivamos ela a estudar ajudamos sempre a
fazer os deveres que a professora solicita. Sempre cobramos que ela
seja educada, use o uniforme, seja responsável, sempre entregar os
bilhetes para nos manter informados do que está acontecendo na
escola. Nós ficamos muito feliz por ela ter conseguido os 20 pontos
e vamos incentivar ela sempre a conseguir a sua meta.
Maria
Eduarda Souza Becker – 2º ano 23
Por
ele ser uma criança obediente foi onde eu pude ajudar ele eu falo
não seja desobediente na escola. Faz tudo o que a professora mandar,
cuidar só o que está fazendo e não para as outras crianças.
Guilherme
Silva Abreu – 2º ano 23
Fizemos
trabalhos juntos, lemos livros juntos, levei todos os dias na escola.
Mostrei que a escola é o melhor lugar para aprender tudo o que levar
para a vida de bom e útil com certeza.
Gabriel
Duarte M. da Silva– 2º ano 23
Tiro
20 pontos porque eu não converso, sempre faço os temas, não viro
para trás e não levanto do lugar.
Pedro
Henrique Weide – 2º ano 23
Estamos
acompanhando dia-a-dia a evolução dos estudos dela. Ajudando a
mesma a compreender que deve se dedicar cada vez mais no aprendizado.
Gabriela
Rosa Ribacki - 2º ano 23
Acho
que fizemos tudo que foi possível para ajudá-la a ter
responsabilidade, respeito e não deixar que ela fique sem ajuda de
nós pais.
Andrieli
Mathes Ferrira – 3º ano 32
Tento
mandar sempre com o uniforme, ajudo nos temas de casa e nos
trabalhos, faço o possível para ela não chegar atrasada e ensino
que devemos respeitar os professores e colegas e sempre assino os
bilhetes que vem para casa.
Yasmin
Eduarda K. de Melo - 3º ano 32
Revisamos
os cadernos verificamos os temas, ajudamos nos trabalhos,
incentivamos em todos os projetos da escola. Na verdade a Carolina
tem um dom natural para os estudos, não temos muito que ajudar, mas
contribuímos com o que podemos.
Carolina
Tajiane da Silveira – 4º Ano 41
Não
somos de ficar sempre cobrando, mas quando veio que ela tem
dificuldade em algumas questões, peço pra estudar até entender,
prestar mais atenção na matéria e sempre procuramos ajudar, o pai
mais em Matemática e a Mãe em Português e outras matérias.
Giovana
Ribeiro – 4º ano 42
Minha
mãe me ajuda cuidar dos bilhetes, meu pai me explica quando eu
preciso.
Charlote
Freitas – 4º ano 42
Amor,
carinho, compreensão, não penalizamos quando tem alguma dificuldade
e sim mostramos como deve ser feito, porém ela deve formar e chegar
a uma conclusão usando o raciocínio próprio. Jamais damos a
resposta pronta, contribuímos com exercícios e com exemplos
práticos. Acreditamos que aliado a isso o amor e o carinho iremos
obter êxito nesta jornada.
Rafaela
Lopes da Silva Rosa – 4º ano 42
Contribuímos
em primeiro lugar que ele sempre fizesse todos seus deveres, que
todos os dias fazíamos uma revisão em seu caderno para lhe dizer no
que ele poderia melhorar, e dizendo para ele ler muito que a leitura
nos torna uma pessoa muito culta.
Carlos
Eduardo Bueno – 4º ano 42
Dei
educação, o ensinei a ter responsabilidade com os trabalhos,
bilhetes, temas, biblioteca, horários. Sempre entregar os trabalhos
e bilhetes em dia e ter muito respeito e educação com os
professores, colegas, direção e funcionários. Ter capricho, sempre
levar os materiais solicitados pelos professores e estudar muito.
Rodrigo
Cauã Sander da Silva – 5º ano 51
Fiz
um mural no quarto do Luan onde foram colocados todos os temas e
trabalhos em aberto que tinha. Acompanhava os temas diariamente e
também olhava todos os dias o caderno de bilhetes.
Luan
Frederico – 5º ano 51
Deixo
sempre o uniforme em dia para ela usar, pergunto se ganhou tema ou
trabalho para fazer, caso tenha dificuldade ajudo ela. Cobro os
bilhetes para ler e assinar procuro mandar os materiais necessários
que devem ser levados para a escola e sempre digo para prestar
atenção em aula.
Vitória
Prass Brum – 5º ano 51
Contribuímos
com o controle da hora do estudo, acompanhando ele em todos os
momentos, ajudando muito nos temas e trabalhos com atenção e também
dando carinho, amor, educação e uma grande união entre pais e
filho.
Guilherme
Bueno Valandro – 5º ano 51
Em
casa nós conversamos bastante com a nossa filha, sempre damos
conselhos e falamos para ela se comportar na escola e prestar
bastante atenção quando a professora explica e se comportar, pensar
em fazer as coisas certas sempre, ficar quieta quando precisa e falar
somente o necessário e quando for necessário, ter educação e
respeito perante aos colegas e professores.
Maria
Eduarda Röhsler – 5º ano 52
Aconselhando
a ler e refazer as tarefas.
Paola
de Souza Cardoso – 5º ano 52
Eu
contribuo com impor compromisso de me mostrar todos os bilhetes e
caderno assim que chega do colégio.
Eduarda
Fabiane Alves – 5º ano 52
Nós
pais orientamos, apoiamos e incentivamos os estudos do Arthur.
Arthur
Prass da Silva – 6º ano 61
Em
primeiro lugar eu aconselhei bastante, a fiz entender o quanto os 20
pontos é importante para ela e também para nós pais. Ficamos muito
satisfeitos quando ela chegou correndo contando para nós que atingiu
os 20 pontos. Estamos muito felizes e contamos que ela continue
assim, cada vez melhor.
Adriely
Diniz - 6º ano 62
Fiz
um mural no quarto do Lucas onde foram colocados todos os temas e
trabalhos em aberto que tinha. Acompanhava os temas diariamente e
também olhava todos os dias o caderno de bilhetes.
Lucas
Frederico – 6º ano 62
O
que eu fiz para ajudar o meu filho William foi estar mais presente na
hora do estudo, participando na hora que ele faz os temas, revisando
os cadernos e os bilhetes, para que ele não se esqueça de fazer as
tarefas da escola. Estou muito feliz e contente em poder ajudar ele a
conseguir os 20 pontos. Muito obrigada.
William
de Matos Barichelo– 6º ano 62
A
Eduarda se dedica bastante aos temas de casa e da bastante atenção
a tudo que é da escola.
Eduarda
Pires Lima – 6º ano 63
Pedimos
para ela não conversar em sala de aula com as amigas. Cobro dela os
temas, uniforme que esteja sempre presente o respeito com os
professores e colegas, enfim com toda a escola.
Jokasta
Rohr – 6º ano 63
Foi
incentivado a estudar.
Natan
Gustavo Nunes Peixoto – 7º ano 71
Sempre
tento passar para a Nicole que os maiores bens que ela pode adquirir
são o conhecimento e o respeito. O conhecimento ela consegue
adquirir com o seu esforço, mas sem seus professores para orientá-la
ela não conseguiria. O respeito ela deve ter com seus colegas e
professores para que também possa ser respeitada, em qualquer lugar
em que esteja deve respeitar o próximo.
Nicole
Grifante Gugel – 7º ano 71
Tenho
incentivado no que é preciso, ter bastante responsabilidade,
empenho, alegria, organização e bastante amor pelos estudos.
Ketlyn
Camila da Silva – 7º ano 71
Lembrando
ela para ter sempre responsabilidade, olhando seus cadernos,
respeitar os colegas e ajudando ela a ter um bom aprendizado para ela
ter um futuro melhor.
Luiza
Fernanda Ruas Bade – 7º ano 71
Eu
procuro sempre olhar seus cadernos, tento ajudar no que posso, sempre
converso muito com ela porque os estudos e muito importante para o
seu futuro.
Larissa
de Oliveira de Souza – 7º ano 72
Nós
dizemos para o Magdiel prestar atenção, não conversar fazer os
trabalhos e temas, sempre estamos dando força pra ele ser um aluno
esforçado, dedicado, responsável e ser obediente para os
professores e respeitar os colegas e não brigar.
Magdiel
Vieira Binelo – 7º ano 72
Disponibilizamos
de todo tempo possível para que a Tauany possa fazer os trabalhos,
temas e tudo o que é solicitado pelos professores.
Tauany
da Rosa – 7º ano 72
Nós
sempre a incentivamos nos estudos e em tudo que seja para o seu bem e
crescimento, procuramos acompanhá-la no que for necessário,
ensinamos ela a ter responsabilidade e respeito, cuidamos para que
não falte material escolar e sempre cobramos muito, pois sempre
deixamos bastante tempo livre para ela estudar e se dedicar, e acima
de tudo lhe damos muito amor, carinho e compreensão.
Alana
de Souza Eltz – 7º ano 72
Na
verdade eu pouco preciso fazer, porque a Melissa em se tratando de
estudo, é bastante responsável, mas eu a auxílio sempre que
necessário.
Melissa
Ferreira Fontes – 7º ano 72
Incentivamos
a leitura, pois somos exemplos para ela, mantém horário de estudos
e recebe ajuda e apoio necessário para seu desenvolvimento. Viagens
e passeios são coisas que despertam sua concentração e interação
com experiências novas.
Barbara
Vieira dos Santos – 7º ano 72
Olhando
os cadernos e trabalhos todos os dias, sempre ensinei a respeitar
colegas e professores a ser responsável e organizada. A mesma
disciplina que ela tem em casa, quero que tenha na escola.
Erica
Gabriele da Silveira – 7º ano 73
Pergunto
se ela fez o tema, se tem trabalho, se está com o uniforme. Cuido
para ela não chegar atrasada, ensino a respeitar os colegas,
professores, funcionários e direção, vejo se está levando o
material solicitado. Peço para que não atrapalhe a aula com
conversas e brincadeiras desnecessárias e que preste bastante
atenção na explicação do professor e assino todos os bilhetes.
Larissa
de Freitas Macedo – 7º ano 73
Sou
uma aluna quieta, não converso e sempre faço os temas e entrego os
trabalhos e também não viro para trás.
Júlia
Fernanda Weide – 7º ano 73
Eu
acho que sempre conversando com os filhos ajuda, mas não consigo
sozinha. A escola colocando a Viviane como monitora ajudou bastante,
tem mais responsabilidade, está mais participativa nas atividades da
escola. Parabéns
a Viviane e a Escola.
Viviane
Tainá Wames- 8º ano 81
O
Arthur é muito responsável com suas obrigações. Então minha
contribuição foi cobrar sobre os bilhetes e cuidar do seu uniforme.
Arthur
Henrique Nunes – 8º ano 81
Eu
procuro participar da rotina escolar dele, elogiar, incentivar,
comprar sempre que solicitado o material que os professores solicitam
assim como o uniforme. Ajudo na interpretação de temas e trabalhos
quando há dúvidas e lembrar sempre que a escola é fundamental para
o crescimento pessoal.
Hiago
Luan da Silva – 8º ano 81
Na
verdade quem contribuiu foi ela mesma com seu esforço, dedicação e
sabedoria. Com isso alcançamos nossos objetivos. A Júlia sempre foi
uma menina muito dedicada em tudo que faz, por isso o mérito é
somente dela.
Júlia
da Silva Sander – 8º ano 81
É
uma contribuição em partes ou melhor dividida por partes. A mãe
tem sua parte a madrasta tem uma parte a escola tem uma parte também,
e uma parte fundamental. E por fim tem a minha parte de contribuição
que acho que é da forma mais simples que existe, com amor, pois eu
passo tudo para o meu filho com amor. Pode parecer pouco para alguns,
mas é isso que é necessário somente amor e amor é tudo.
Gabriel
de Mattos Kupski – 8º ano 82
Eu
o incentivei para estudar mais e ter melhor desempenho como aluno.
Lucas
Jacoboski - 8º ano 82
Incentivo
a estudar e ser responsável em tudo. A coisa que eu mais faço é
orar pela minha filha e entrego a vida dela a Deus todos os dias.
Peço que ele lhe dê sabedoria que abra os entendimentos dela pra
que ela aprenda e tenha um futuro abençoado.
Luiza
Nunes - 8º ano 82
É
mérito dele. Dedica-se aos estudos, mas tento participar das
atividades, das reuniões para mostrar interesse e dar incentivo a
ele. Espero que continue sendo um bom aluno e que não piore e que
tenha um bom estudo como o daqui.
Artur
Gabriel da Silveira - 8º ano 83
Não
permitindo que faltasse as aulas, perguntava se tinha bilhete, temas,
trabalhos pra entregar, olhava a mochila dela todos as manhãs, ver
se estava com o uniforme e perguntava se tinha nota baixa para
assinar.
Vanessa
de Moura – 9º ano 92
Mesmo
ela sendo responsável sempre estou atenta e pergunto se tem tema,
bilhete e cobro a hora do estudo. Também olho os cadernos e procura
sempre tirar suas dúvidas.
Júlia
Socovoski – 9º ano 92
Procuramos
dar a educação básica, comportamento, responsabilidade, respeito
aos outros. Esperamos da escola a complementação. É fundamental
saber o que o filho está fazendo acompanhando seu desenvolvimento,
cobrando as tarefas, apoiando nos trabalhos, e elogiando quando
merece. Mostrando através de exemplos os resultados do aprendizado e
da dedicação.
Gabriela
Blasi – 9º ano 93