PROJETO RIO DOS SINOS É NOSSO



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO SALVE O RIO DOS SINOS!

AÇÕES CONTINUAM EM 2015

Revitalização das floreiras supensas na escola


Os Patrulheiros da EMEF Rui Barbosa iniciaram suas atividades relacionadas às questões ambientais. O primeiro momento aconteceu no ambiente escolar onde os alunos revitalizaram o espaço reaproveitando garrafas que muitas vezes encontramos nas margens de arroios e até mesmo no Rio dos Sinos.


Foi um momento de diversas aprendizagens, dentre elas que as garrafas não devem ser pintadas, pois aí não podem ser reaproveitadas na reciclagem quando futuramente tiverem que ser inevitavelmente descartadas.


Alunas preparando material para as floreiras
Preparação da terra para plantio
Organizando o plantio nas floreiras
Alunas preparando a floreira
Floreira pronta

Caminhada às margens do Arroio Weidler

No dia 1º de abril os alunos percorreram um trecho ao longo do arroio Weidler, a fim de analisar sua margem. Curiosos questionaram sobre vários aspectos, tais como: quais os tipos de árvores que ali crescem, quem joga lixo no arroio e o que é erosão. Durante esta caminhada puderam observar que o arroio Weidler, que logo à frente deságua no arroio Schmidt, tem pouca mata ciliar e observa-se muitas rachaduras inclusive no asfalto. o mesmo sofre com o assoreamento. Mas, apesar do desmatamento evidente tivemos a surpresa de encontrar nas margens um pé de Urucum.

Turma percorrendo o arroio Weidler

Observando as margens do arroio

Pé de Urucum encontrado às margens do arroio



Uma parceria que tem dado certo

Semanalmente é distribuído na escola o Jornal NH, ferramenta que os alunos podem explorar tomando conhecimento de vários assuntos. Com acesso a esse recurso, os Patrulheiros do Rui Barbosa (turma 72) organizaram um mural no qual quinzenalmente serão expostas dicas sobre "Sustentabilidade". Iniciando esta ação a turma compartilhou uma reportagem intitulada "Arte Natural" (Jornal NH, encarte Decoração, 14/04/15) que fala sobre a utilização de matéria-prima garimpada no Rio dos Sinos, que ao cair nas mãos do artista Claudionor Machado transformou-se em lindas peças de decoração.

Patrulheiros do Rui inaugurando o mural de dicas

Arte a partir do lixo retirado no Rio dos Sinos

Identificando a flora às margens do Arroio Weidler


Os Patrulheiros do Rui, engajados em ações referentes ao Projeto Rio dos Sinos é Nosso, realizaram no dia 10 e 17 de abril a coleta e identificação de plantas pertencentes a flora nas margens do Arroio Weidler que fica próximo a escola. Posteriormente, através de uma parceria com o CEMEA e o Projeto Verde Sinos e com auxílio do biólogo Matheus Melo procederam a identificação das plantas coletadas com o fim de fazerem um levantamento da flora existente no arroio. Na ocasião os alunos alunos foram brindados com camisetas alusivas ao Projeto Verde Sinos.

Identificação das plantas às margens do Arroio Weidler

Identificando as árvores

Biólogo Matheus auxiliando na identificação das plantas registradas 

Em frente ao CEMEA junto ao monumento das Águas
E o trabalho de identificação continua... mais árvores e plantas estão sendo estudadas.









2014

Quiz para testar seus conhecimentos




Alunos criam folder informativo com dicas sobre colaboração x meio ambiente



Patrulheiros do Rui, em busca do Rio dos Sinos melhor!



Patrulheiros do Rui em ação na Semana do Meio Ambiente!

Nesta última 4ª feira, dia 11 de junho, os alunos do 7º ano 72 participaram da programação da Semana do Meio Ambiente do município. Os Patrulheiros da EMEF Rui Barbosa juntamente com os monitores do CEMEA divulgaram o projeto Rio dos Sinos é Nosso e um dos pontos ao longo da ciclovia e distribuiram folders acerca do tema saneamento básico objetivando conscientizar a comunidade sobre a necessidade de cuidados com os arroios e consequentemente a melhora da qualidade das águas do Rio dos Sinos.
Profª Leila Horst com os alunos

Turma 72 com a profª Leila e o pessoal do CEMEA











É hora de enconomizar!

Criação do slogan:

A turma colocou a criatividade na ponta do lápis. O assunto foi trabalhado em sala de aula e a partir disso os alunos criaram sugestões de slogans, sendo escolhido o slogan "Rio dos Sinos é Sempre Bom". Após foram confeccionadas camisetas e chaveiros com a frase.

Slogan criado pela turma





Visita ao CEMEA para produção de sabão:

"Foi um trabalho muito importante, pois deixamos de poluir milhões de litros de água potável do nosso Rio dos Sinos, que poderá ser usada para nossa sobrevivência. Além de que foi um aprendizado para colocarmos para colocarmos o óleo no lugar certo em nossas casas."
Depoimento da aluna Mirela Lauer

Alunos aprendendo a fazer sabão com óleo de cozinha

Visita ao projeto Peixe Dourado:

O objetivo deste trabalho é conhecer os arroios que deságuam no Rio dos Sinos, a importância do banhado neste ecossistema e um pouco sobre a fauna e a flora que fazem parte do rio.

Alunos atentos a fala da profª Margarida do Projeto Peixe Dourado

Saída de campo para observar os arredores do Rio dos Sinos



Pesquisa de campo:

Foram feitas entrevistas sobre consciência ecológica X atitude ecológica.

"As entrevistas foram muito importantes, porque só assim soubemos quanto as pessoas se importam com o meio ambiente."
Depoimento do aluno Taylor Rodrigues


Corrente "Salve o Rio dos Sinos":

Divulgada no Blog e no Facebook (emefruibarbosa) da escola com intuito de sensibilizar as pessoas sobre a importância do Rio dos Sinos em nossas vidas.



Noite de Talentos do Rui:

Tivemos a oportunidade de divulgar o projeto "Rio dos Sinos é Sempre Bom" em uma noite muito especial para a nossa escola, a "Noite de Talentos do Rui". Os pais e a comunidade em geral pode conhecer um pouco mais sobre a proposta do nosso projeto.

Alunos apresentando o projeto na "Noite de Talentos do Rui"

Participação no desfile cívico:


Os alunos participaram do desfile cívico de 7 de setembro aqui no município, onde puderam divulgar para a comunidade campobonense o trabalho desenvolvido no projeto e também convidar à todos presentes a participar da corrente "Salve o Rio dos Sinos" que está sendo divulgada no Blog da escola e nas redes sociais. Participe você também deste ato de cidadania!

Alunos do projeto "Rio dos Sinos é Sempre Bom" deixando sua mensagem no do desfile cívico


Alunos acompanhados  da profª Leila Horst


Multiplicando a receita de sabão na EMEF D. Pedro II:


Os alunos que fazem parte do projeto foram até a escola Dom Pedro II para ensinar a uma turma como fazer sabão.
"Eu adorei a visita ao Dom Pedro II porque fomos recebidos muito bem por todos, eles foram muito educados conosco, foram muito participativos e o mais importante foi que tiraram suas dúvidas."
Comentário da aluna Maria Eduarda da turma 81


Repassando a receita do sabão para os alunos do 5º ano na lousa interativa

Misturando os ingredientes durante 45 minutos

Os alunos do 5º ano da EMEF D. Pedro II ajudando os monitores


As professoras e os alunos trocando ideias sobre o projeto e o trabalho realizado


Paródia sobre preservação do Rio dos Sinos:

Alunas criam paródia para conscientizar sobre preservação do Rio dos Sinos. Confira o vídeo:



Pessoal!


Estamos muito felizes com o resultado da nossa caminhada e queremos agradecer à todos que colaboraram nas iniciativas propostas pela nossa turma. Mas continuamos com as atividades em benefício do nosso Rio dos Sinos... nos acompanhem!

Passeio ao Barco Martin Pescador

Os alunos da turma 81 curtiram seu prêmio pela participação no Projeto o Rio dos Sinos é nosso. Puderam navegar pelas águas do Rio dos Sinos e conhecer um pouco mais sobre o Projeto do Barco Martin Pescador. Parabéns pois vocês mereceram estar entre os finalistas.