MONITORES ECOLÓGICOS

ATIVIDADES 2015:

Neste ano o projeto estará retomando suas atividades com um grupo novo de alunos coordenado pela profª Leila Horst. Os encontros acontecem nas 6ª feiras na parte da tarde. 

AGOSTO

O grupo de monitores foi convidado pelas professoras Aline Monteiro e Sandra Marisa da turma 32, a ensinar seus alunos a confeccionarem lixeiras ecológicas (metódo de dobradura), visto que as professoras trabalharam o assunto em aula. O grupo foi coordenado pela profª Leila Horst, responsável pelo projeto. Foi um momento de aprendizagem e sabemos que nossas crianças são os maiores multiplicadores do conhecimento em nossa comunidade. Aprenderam que o jornal leva de 4 a 6 meses para se decompor e a sacola plástica 50 anos. Então vale a pena reaproveitar o jornal com algo útil. Confira nas fotos:










ABRIL

Sustentabilidade é o termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.




Com este pensamento os Monitores Ecológicos da EMEF Rui Barbosa estão realizando uma ação direcionada ao gerenciamento de resíduos produzidos na escola. Estão produzindo lixeiras de jornal para colocar nas salas de aula substituindo as sacolas plásticas. Na natureza o papel se decompõe de 3 a 6 meses, já os sacos plásticos necessitam de 30 a 40 anos para se decompor.




MARÇO

Como primeira atividade os alunos começaram a revitalização das floreiras em frente a escola, tirando os matinhos, adubando a terra e plantando flores. Agora com novas ferramentas como enxadas, carrinho de mão, regadores, entre outras, auxiliando no trabalho e manejo dos materiais. Com certeza se divertiram e aprenderam muito.

Alunos levando terra preta para preparar os canteiros

Plantio de flores nos canteiros em frente a escola


ATIVIDADES 2012:

O projeto "Monitores Ecológicos" continua neste ano de 2012 e já está com suas atividades à mil. Os encontros são nas 4ª feiras na escola. Para este ano dentre as atividades propostas estão: auxiliar no embelezamento do ambiente escolar, realizar o recolhimento de sementes para enviar ao Horto Municipal, o plantio de flores nas floreiras da escola e a manutenção da área verde, dentre outras que surgirem. O trabalho é coordenado pela profª Leila Horst.



Plantio de mudas e ornamentação das floreiras:



Confecção de papel reciclado:
Neste mês de abril a turma do projeto confeccionou "papel reciclado" para ser usado pela escola nas festividades dos 50 anos...






 


__
 Saída de campo:

No dia 15 de agosto, a professora Leila e a turma do projeto Monitores Ecológicos foi conhecer o Projeto CEMEA e o Labirinto Municipal de Campo Bom. No CEMEA fomos muito bem recebidos. Olhamos e conhecemos o que eles fazem e fomos convidados a fazer parte do projeto. Nós adoramos. No labirinto foi muito divertido! Caminhamos, corremos e fizemos festa. Estava ótimo!Já ia me esquecendo... nos perdemos também!
Eduarda de Quadros

No dia 15 de agosto os monitores foram fazer um passeio ao CEMEA para conhecê-lo e também fomos visitar o Labirinto Municipal, onde nos perdemos. No CEMEA conhecemos várias formas de reaproveitar aquilo que seria resíduo, como caixas de verduras e garrafas plásticas. No labirinto nos divertimos demais, eu me perdi, mas logo achei a saída. A professora não queria entrar pois ficou com medo de se perder, mas ajudamos ela. Perto do labirinto tinha uma academia ao ar livre. Fizemos muitos exercícios, principalmente caminhadas.
Artur Gabriel

Monitores ecológicos no CEMEA

Em frente ao monumento da "Água"

Descobrindo o Labirinto Verde

Profª Leila acompanhando seus alunos


Palestra Monitores Ecológicos:

Os alunos do projeto puderam demostrar um pouco do trabalho que estão desenvolvendo na escola e arredores, para os professores que participam do grupo de educação ambiental do município. Foi uma tarde agradável e muito proveitosa.


 
__________________________________________________________________________________
ATIVIDADES 2011
Alunos que participam das ações do "Projeto Monitores Ecológicos" em parceria com a prefeitura municipal de Campo Bom.

Monitores ecológicos de 2011

Monitores realizando a troca de lixo seco por mudas



MONITORES ECOLÓGICOS QUE ATUAM JUNTO AO CEMEA

Os alunos Vanderléia (6ºano), Vanusa, Brenda, Ângelo (7º ano) e Aline (8º ano) estão participando  junto com outros alunos das escolas do município, do projeto desenvolvido pelo CEMEA (Centro Municipal Educação Ambiental Nestor Weiler). Como parte destas atividades ocorreu no último mês o plantio de árvores junto ao CEMEA, cada aluno teve a oportunidade de plantar a sua árvore.