quinta-feira, 28 de abril de 2016

LIBERATO RECONHECE ESCOLAS PARCEIRAS

A Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha tem noite de reconhecimento de escolas parceiras

Nossa escola terá a honra e o orgulho de participar de uma noite de homenagens as escolas parceiras da Escola Técnica Liberato. Acontecerá no dia dia 28 de abril, à noite no auditório da Instituição. Segue abaixo o convite enviado a nossa escola:


terça-feira, 26 de abril de 2016

XADREZ DA ESCOLA NO PORTAL DO PROFESSOR

Práticas de Xadrez na escola em evidência no Portal do Professor

Tivemos a honra de compartilhar juntamente com a EMEF Princesa Isabel, um pouco da vivência que acontece na escola em relação à prática do Xadrez. No site do MEC, especificamente no Portal do Professor, espaço este destinado aos professores de todo Brasil compartilharem suas experiências pedagógicas, encontra-se a matéria que fala sobre como a modalidade é enfatizada no município e em especial na nossa escola. Vale a pena conferir como o Xadrez influência na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades específicas em crianças e adultos também.

Segue a matéria do Portal do Professor:

Jogo é valorizado e incentivado em cidade do interior gaúcho

A participação em campeonatos de xadrez estimulou o gosto pelo xadrez entre os alunos
A participação em campeonatos de xadrez estimulou o gosto pelo xadrez entre os alunos
Autor: Arquivo da escola
  • Marcia procura despertar nos alunos o prazer no aprendizado do xadrez
  • Para o professor Eder, o xadrez contribui para que as crianças sintam-se inclusas e valorizadas
No município gaúcho de Campo Bom, no Vale do Rio dos Sinos, região metropolitana de Porto Alegre, o jogo de xadrez é uma atividade valorizada e incentivada nas escolas, com a participação de estudantes em torneios e campeonatos. “Meu envolvimento com o xadrez iniciou-se por volta de 1994, quando exercia a função de coordenadora da educação física, esporte e lazer na Secretaria Municipal de Educação e Cultura”, diz a professora Márcia Korndoerfer Tornin, da Escola Municipal Rui Barbosa.
Márcia explica que promoveu, na época, um curso de capacitação em xadrez para professores da rede municipal, em parceria com a Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. “O trabalho, então, começou a frutificar nas escolas e surgiu a ideia de organizarmos o 1º Torneio Aberto de Xadrez em Campo Bom, que já está na 21ª edição.”
A instalação do Clube de Xadrez na Biblioteca Pública Municipal foi outra medida adotada por Márcia. “Aberto à comunidade, funcionava aos sábados de manhã, com monitoria do jovem aluno Marcelo Konrath, atualmente professor e árbitro internacional de xadrez e editor do portal Xadrez Gaúcho”, diz a professora.
A partir de 2009, já na Escola Rui Barbosa, Márcia continuou a incentivar a prática do xadrez durante as aulas de educação física, com turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Os resultados obtidos com a iniciação ao jogo nessa faixa etária a levaram a propor, em 2013, um projeto direcionado a alunos do terceiro ao quinto ano. “O xadrez, agora, é trabalhado semanalmente em sala de aula a partir do terceiro ano”, esclarece. Além disso, às quintas-feiras, os alunos que se destacam em sala de aula participam do encontro de xadrez, no turno vespertino, destinado ao aprimoramento das estratégias e integração à equipe de competição da escola, composta por 24 alunos.
Durante as aulas, Márcia procura despertar nos alunos o prazer no aprendizado do xadrez e o gosto pelo desafio. Isso, segundo ela, os leva a desenvolver competências como agilidade de raciocínio, capacidade de visualização espacial, elaboração de estratégias próprias, aumento do tempo de concentração e desenvolvimento da memória. Há 32 anos no magistério, ela tem graduação em educação física e pós- graduação em metodologia do ensino da educação física.
Estímulo — “O xadrez é um esporte divertido, que estimula o raciocínio lógico, a concentração e a memória”, diz a professora Lizandra Patrícia Gottlieb, diretora da escola Rui Barbosa. “Também estimula a imaginação, desenvolve a capacidade de planejamento na criação de estratégias e exige paciência e respeito ao colega.”
De acordo com Lizandra, após certa resistência inicial ao xadrez, principalmente por parte de alguns professores, que o consideravam difícil e complicado para alunos pequenos, a professora Márcia conseguiu desenvolver o gosto pelo jogo na escola, graças ao trabalho lúdico que desenvolveu desde os primeiros anos. “O trabalho foi gradativo, atingindo também o público adolescente da escola”, ressalta. Outra iniciativa foi a participação dos estudantes em campeonatos de xadrez, dentro e fora da cidade.
Para o professor Eder de Oliveira, da Escola Municipal Princesa Isabel, ao aprender a jogar xadrez, as crianças tendem a aumentar a concentração, a paciência e a perseverança e se tornam mais flexíveis ao resolver problemas e tomar decisões.
Professor de educação física em turmas da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental, Eder conta que seu envolvimento com o jogo teve início em 2006. “No início, usava o xadrez como alternativa, pois no inverno, de manhã, era muito frio e úmido, e não havia ginásio na Escola Princesa Isabel”, afirma. “Então, jogávamos xadrez na primeira hora; depois, íamos para o pátio fazer outras atividades.”
À medida que se aprofundava no estudo do ensino de xadrez, o professor percebia que poderia aproveitar o jogo como ferramenta pedagógica. Agora, o xadrez faz parte das aulas de educação física, uma hora por semana. No contraturno, uma hora e 30 minutos, duas vezes por semana. “O xadrez faz e pode fazer ainda mais diferença para nossas crianças no que se refere à elevação da autoestima e confiança”, diz Eder. “Elas passam a se sentir incluídas e valorizadas socialmente, o que contribui para sua formação.”
De acordo com o professor, a literatura científica especializada destaca que a prática do jogo de xadrez contribui, efetivamente, para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de análise, síntese e de resolução de problemas, da abstração e objetividade, do autocontrole e autoestima. “Alunos que por vezes são menosprezados ou preteridos pelos colegas por não terem as mesmas habilidades físicas e motoras podem encontrar no xadrez um meio para interagir com os colegas e se sentir incluídos no grupo”, destaca.
Atitude — Eder salienta a mudança ocorrida nas atitudes dos alunos. “A cada vitória em torneios, eles se sentiam mais confiantes, conduziam a resolução dos seus conflitos com mais paciência e respeito mútuo, e isso, para nossa escola, foi uma grande mudança”, enfatiza o professor, pós-graduado em educação física escolar.
O xadrez é uma das atividades incluídas no Programa Acolher – Desafios para Além da Jornada Escolar, desenvolvido em Campo Bom desde 2009. O programa atinge em torno de duas mil crianças e adolescentes em todos os bairros do município. Têm prioridade no atendimento aquelas em situação de risco e vulnerabilidade social. “O envolvimento dos alunos com diversas atividades colabora para a prevenção do uso de drogas no meio escolar”, defende Graciela Rosa Soares, coordenadora do esporte escolar da Secretaria de Educação do município. (Fátima Schenini)

segunda-feira, 25 de abril de 2016

DIA ESPECIAL PARA A LEITURA NA ESCOLA

A segunda-feira foi para promover ainda mais o hábito da leitura na escola

Os alunos tiveram um momento diferenciado para comemorar o Dia Mundial da Leitura, que foi do dia 23 de abril e ao mesmo tempo estimular a prática da leitura com diversas atividades:
Alunos na hora do conto
  • Troca de relatos de livros lidos entre os alunos do 6º ao 9º ano;
  • Hora do conto entre as turmas do 1º ao 5º ano;
  • Exposição de sugestões de livros para leitura no mural;
  • Assalto poético para pais e alunos;
  • Biblioteca comunitária: a comunidade pode retirar livros para leitura.
As ações tem o propósito de estimular a comunidade escolar  ao hábito da leitura criando uma rotina diária, como já temos na escola através o projeto "15 minutos diários de leitura", que ocorre no começo das aulas. 

Confira alguns desses momentos:


NOVAS AQUISIÇÕES PARA A ESCOLA

Escola investe em novos eletrodomésticos para cozinha e lavandeira

A fim de melhorar o atendimento aos alunos e facilitar o serviço dos funcionários, a APM da escola investiu na compra de um freezer vertical 231 litros para a cozinha e uma máquina de lavar roupas Consul 8kg.

Eletromésticos novos para cozinha e para lavanderia

quinta-feira, 14 de abril de 2016

5º TORNEIO DE XADREZ EMEF RUI BARBOSA

Já estão abertas as inscrições para para o torneio de Xadrez da escola

Em sua 5ª edição, o torneio de Xadrez da escola abre espaço para quem curte desafios e deseja compartilhar experiências com outros enxadristas. Abaixo seguem maiores informações sobre o evento: 


terça-feira, 12 de abril de 2016

CAMPANHA LACRES = CADEIRA DE RODAS

Está na escola para divulgação a primeira cadeira de rodas arrecadada na campanha dos lacres


Como já havíamos comentado em post anterior (veja aqui) a escola junto com a comunidade contribuiu para a arrecadação de 97 garrafas pet's cheias de lacres de latinha e estas foram repassadas ao Rotary para que fosse feita a troca por uma cadeira de rodas. 
Agora já podemos contemplar o resultado deste esforço coletivo: encontra-se na escola, para apreciação da comunidade escolar, a cadeira de rodas que representa a participação e o esforço de cada pessoa nesse projeto . 


Parabéns a comunidade Rui Barbosa pela colaboração e a profª Liege Leopoldo pela iniciativa juntamente com seus alunos e colegas !

E atenção: a campanha continua... agora é juntar os lacres para a 2ª cadeira de rodas.
 Contamos novamente com a colaboração de toda a comunidade! 


segunda-feira, 4 de abril de 2016

CARDÁPIO MÊS DE ABRIL

PAIS, ACOMPANHEM O CARDÁPIO E INCENTIVEM SEUS FILHOS A COMEREM A MERENDA DA ESCOLA QUE É PREPARADA COM MUITO CUIDADO E CARINHO!


É importante termos uma alimentação balanceada com alimentos diversificados, ricos nutricionalmente e de boa procedência, pois a alimentação saudável aumenta a imunidade, ajuda no crescimento e melhora o rendimento escolar! 


E conforme a Constituição Federal em seu art. 208, incisos IV e VII, a alimentação escolar é dever dos Estados e Municípios e um direito humano e social de toda criança e adolescente que frequentem a educação infantil e o ensino fundamental.



Cardápio de 6 à 10 anos

Cardápio de 11 à 15 anos